Botando a mão na massa…

Quer saber como tudo começou? Leia Por que Morden?

Lembro como se fosse hoje, 13 de maio à noite, era um Sábado. Depois de ser muito incentivada por amigas virtuais (hoje conhecidas pela liga da justiça rsrs) que tem o mesmo sonho de ir morar no Canadá, resolvi dar o primeiro passo para que Morden pudesse acontecer.

Fechei todas as distrações online que pudessem tirar meu foco de um momento tão importante e comecei a juntar as lembranças mais remotas de tudo o que eu e Gaby já tínhamos feito na vida. Queria preparar um resume como os canadenses chamam o nosso curriculum vitae ou CV, de uma maneira menos técnica possível.

Soft Skills…

Quando você passa a pesquisar sobre a cultura deles descobre que o que eles buscam em um candidato é muito mais do que suas habilidades profissionais. Tentam filtrar também qual tipo de funcionário você é quando está trabalhando. Tem um nome para isso: soft skills.

As soft skills nada mais são do que as habilidades interpessoais, atitudes que jamais podem ser ensinadas a um indivíduo mas que agregam enormes valores ao grupo, enriquecendo assim o ambiente de trabalho. Mas vamos voltar a minha noite do dia 13.

Quis mostrar tudo o que fiz na vida

Para montar nossos resumes, eu usei uma plataforma online gratuita que gosto bastante chamada Modelos de resumes gratuitos. Acho bem útil pois nela já vem modelos pré formatados no estilo que as empresas canadenses esperam receber. Então o que pensei para Morden foi juntar todo tipo de trabalho que fizemos na vida por ordem cronológica desde a época que saímos da faculdade até o presente momento. 

Dei uma olhada em um site que sempre divulgam as vagas de Empregos da região de Winkler e Morden e assim tive uma noção de funções que estavam sendo procuradas no momento. Percebi que eles tem boa demanda para áreas de hospitalidade, alimentação, comércio e funções administrativas. E na boa, caiu como uma luva tudo isso para mim.

Minhas raízes…

Venho de uma família onde meu Pai conseguiu sucesso no ramo de motéis. Cresci tendo o ambiente de corredores de motel como sendo algo natural, era meu dia  a dia. Assim que me formei em Turismo, comecei a trabalhar com meu Pai e irmã mais velha, isso foi por volta do ano 2000.

 

 

Passei por setores administrativos e operacionais, supervisão de camareiras, lavanderia, cozinha, atendimento ao cliente, recepção, seleção e treinamento de funcionários e os mais variados pepinos que um motel pode ter. Acredite, são os mais inusitados e nem sempre agradáveis. Além disso tive experiência com franquia em shopping e também uma pet boutique.

Juntei tudo isso com estágio que fiz na época de faculdade e montei o resume em uma noite. Quis passar a ideia de que eu era adaptável a vários tipos de funções aumentando assim meu leque de empresas que poderia trabalhar. Não fiz cartinha de apresentação, mais conhecida como cover letter. Anexei no mesmo email meu resultado do IELTS Academics que tinha feito meses antes, mesmo sabendo que Morden exigia o IELTS General. Pensei que seria melhor ver algum certificado de inglês do que nenhum.

No dia 14 de maio enviei o email diretamente para a Shelly Voth, também com o resume de Gaby e cópias de nossos passaportes anexados. Shelly Voth é a responsável por toda seleção de candidatos para a visita exploratória de Morden. Seu email: svoth@mordenmb.com.

E a espera começou…

Abaixo trouxe para você um vídeo bem interessante do canal BFF Canadá. Nele, é pincelado pontos importantes sobre soft skills. Legal para você entender um pouco melhor sobre o assunto.

 

Links:

Modelos de resumes gratuitos

Empregos Morden & Winkler

BFF Canadá no Youtube

 

 

Participe da Comunidade Plano Canadá!

About the Author:

Sou Tatiana Santos, 41 anos. Tenho paixão por tecnologia, animais e a língua inglesa. Quero usar esse blog para compartilhar com você nosso Plano Canadá! Dúvidas, deixe seu comentário ou mande um email.