Por que Morden?

Sonhar com a uma vida tranquila e a certeza de que sua família terá um futuro cheio de oportunidades em uma sociedade justa, foi o que nos levou a pensar no Canadá como nossa futura casa.

Quando a inquietação toma conta e você já não sente mais encaixar no lugar em que vive é porque tem coisa errada acontecendo. É preciso analisar com calma se isso não é momentâneo gerado por fatores recentes como perda de emprego, por exemplo.

Nossos Motivos

No nosso caso, vínhamos de 2 tentativas de negócios que por detalhes que o Brasil possui, leia-se impostos e burocracia, nos frustraram muito. Sentíamos que estávamos enxugando gelo, entende? Por mais esforço que coloque e se dedique, você não consegue passar de um certo limite. Junte isso ao fato de, ao mesmo tempo, ter que lidar com insegurança 24hs, arrastões na cidade, Natal é onde moramos, ruas esburacadas, hospitais lotados sem médicos e faltando produtos, escolas públicas com tetos desabando literalmente por falta de manutenção, notícias de corrupção lotando as mídias e a lista continua…

Quem nunca saiu do Brasil pode até ficar conformado por mais tempo, mas quem já teve a oportunidade de visitar países desenvolvidos, realmente a ficha começa a cair e a pergunta…

“ O que estou fazendo no Brasil?”

…passa a rondar mais e mais sua mente. Quando adolescente tive a chance de fazer intercâmbio por 1 ano nos EUA e desde então, passados longos 24 anos, sempre quis ter a oportunidade de viver em outro lugar que não no nosso querido e ao mesmo tempo, sofrido Brasil!

Decidimos…

Comecei a botar tudo na mesa e vi que teria que me mexer enquanto saúde tivesse e disposição para trabalhar! Acredito muito em Deus e sei que Ele nada faz de errado em nossas vidas. Então se as tentativas de algo melhor foram frustradas, poderia ser um sinal de que nosso caminho não fosse aqui no Brasil. Também temos que saber ler os sinais rsrs

EUA foi nossa primeira opção mas em um dia concluímos que viver lá legalmente por tempo indeterminado era impossível. E como não cogitávamos a ideia de sair do Brasil pra viver ilegal em outro, então eis que veio o Canadá. Isso foi ainda no primeiro semestre de 2016.

Mão na massa!!

Como sempre fui uma pessoa agoniada e que não tem paciência para que as coisas caíam do céu, ainda bem kkkk comecei a respirar Canadá 24 horas por dia. Via todos os canais de Youtube sobre Canadá, lia blogs, sites de imigração, site oficial do cic, participava de grupos no facebook, whatsapp, criei grupo no slack e por aí vai.

Foi assim que descobri que existem mais de 50 formas de imigrar, mas basicamente são 3 que os brasileiros mais conseguem ir: ter perfil excelente com mestrado, doutorado, menos de 30 anos sendo feliz com Express Entry OU conseguir uma vaga de emprego e a empresa canadense patrocinar seu visto OU gastar os tubos de dinheiro com College!! Como nosso perfil não encaixava em nada disso, minhas buscas continuavam e via nos processos provinciais uma solução para nosso caso.

Papo de Mulher é ÚTIL, SIM!!!

Eis que um dia em conversa com amigas virtuais do Plano Canadá, falaram sobre Morden e passei a olhar essa opção com mais carinho. Cidade com 9 mil habitantes no interior de Manitoba onde faz até -40 C … será que era pra gente?

Aliás, ainda não me apresentei. Sou Tatiana, 41 anos com bacharel em Turismo e experiência em gerenciamento de empresas. Minha esposa, Gabriela, com 29 anos e experiência em comércio, gerenciamento e atendimento ao cliente. Filhos? Apenas de 4 patas rsrs e muitas patas!!

Por que Morden?

Então quando Morden surgiu em nossas vidas, sentei com Gaby e botamos na balança nossas prioridades de vida, o que queríamos pro nosso futuro? Vida segura, paz, ficar longe de trânsito, sermos comprimentadas na rua pelo tio que nem conhecemos, lugar sem preconceito onde podemos nos apresentar em sociedade como um casal e sermos respeitadas por isso, emprego digno que nos dê suficiente para pagar nossas contas e comer de vez em quando em um restaurante legal.

Lago Minnewasta

Tem até praia em Morden…

Ter contato com a natureza, fazer parte de uma comunidade e não apenas mais uma na multidão, ter oportunidade de ajudar a comunidade a crescer, lugar justo onde vemos que impostos pagos voltam pra gente em forma de escolas, saúde, ruas de qualidade e sociedade igualitária onde o gari possa morar no mesmo prédio que o nosso, etc pra nao extender demais rs

“Sabe quando Morden combina com você? Pronto!”

Daí vimos que Morden combinava com tudo isso e resolvemos dar uma chance mesmo sabendo que minha profissão NOC 0632( gerente de meios de hospedagem) não estava listada como em demanda no site Morden Immigration . Pensei: Deus sabe o que é melhor pra gente!! Se tiver de ser, Ele dará um jeito. Fizemos nossa parte criando os resumes e enviamos pra Morden. Oramos diariamente para que o melhor pra gente acontecesse independente do que fosse, esperamos Deus fazer a parte Dele, e assim aconteceu!

Espero usar esse blog para compartilhar nossas experiências e descobertas durante esse caminho até o Canadá. Acredito que possa ajudar com nossas informações de alguma maneira. Sei o quanto é difícil e longa a jornada, mas saber que existem pessoas que estão conseguindo é altamente motivador. Se quiser conhecer pessoas que estão trilhando o mesmo caminho, participe de nossa comunidade Plano Canadá, é gratuito! Você também pode compartilhar sua experiência por lá =)

Quer saber o que aconteceu depois? Botamos a mão na massa…

Ah, e você deve estar se perguntando do porque ter um “jacaré” no letreiro de Morden? Explico melhor depois, mas adianto que é um Mosassauro cujos fósseis foram encontrados no rico solo da região de Pembina Valley, onde Morden se localiza mais ao sul de Manitoba.

 

Participe da Comunidade Plano Canadá!

About the Author:

Sou Tatiana Santos, 41 anos. Tenho paixão por tecnologia, animais e a língua inglesa. Quero usar esse blog para compartilhar com você nosso Plano Canadá! Dúvidas, deixe seu comentário ou mande um email.